Graduação
Mestrado
Doutorado
Publicações
DNA Já
Ministério Público
Governo do Estado
Genética Humana
Genética de Populações
Genética Forense

LGMH :: Novidades

12 / set / 2003
UFPE e Governo do Estado assinam convênio
Da Assessoria de Comunicação do LGMH

A Universidade Federal de Pernambuco assina convênio com o Governo do Estado para a realização de exames de DNA, dia 22, no Palácio do Governo.

O convênio é uma iniciativa do Laboratório de Genética Molecular Humana da UFPE e da Secretaria de Cidadania e Políticas Sociais do Governo do Estado, a fim de atender a população de baixa renda, realizando testes de paternidade gratuitos.

Segundo o secretário João Braga, o convênio é uma forma de resgatar uma dívida social que o Governo do Estado tem com as mães pobres. "O objetivo da Secretaria é, ao longo da gestão Jarbas, zerar todo o estoque de casos de paternidade que foram enviados para a Defensoria Pública", afirmou. A Defensoria Pública do Estado contabiliza dois mil casos dessa natureza, dos quais seiscentos deverão ser atendidos pelo convênio.

Para o diretor técnico do Laboratório, professor Luiz Maurício da Silva, o convênio é uma forma de sensibilizar o Governo do Estado para o problema da ausência da paternidade. "É uma questão de cidadania. Uma criança sem pai reconhecido é uma presa fácil da violência", ressaltou.

O LGMH já possui convênio, para realização de testes de DNA, com o Ministério Público, pelo qual 480 exames já foram feitos em quatro anos de acordo. Também é parceiro, há dois anos, do projeto DNA-JÁ das mães de Escada, em Pernambuco.

O início do atendimento pelo novo convênio será imediato ao dia da assinatura. A prioridade será dada aos casos cujos processos já se encontram em tramitação na Defensoria Pública.

free hit counter