Graduação
Mestrado
Doutorado
Publicações
DNA Já
Ministério Público
Governo do Estado
Genética Humana
Genética de Populações
Genética Forense

LGMH :: Histórico

Veja as fotos da inauguração do LGMH

O Laboratório de Genética Molecular Humana, da Universidade Federal de Pernambuco, se dedica ao estudo de polimorfismos de DNA no Nordeste Brasileiro para a constituição de bancos de dados aplicados nos estudos históricos através de mutações de STRs e na determinação da estrutura genética das populações nordestinas para fins de diagnóstico de doenças e análises de STRs para fins forense, cível e criminal.

Dentre os serviços de análise de DNA, está o teste de paternidade. Nos últimos anos, parcerias foram criadas com o Laboratório, a fim de facilitar o acesso da população a esse exame. Os beneficiados já chegam a mais de 70% dos municípios do Estado. Possui convênio com o Ministério Público de Pernambuco e com o Governo do Estado e participa do projeto DNA-JÁ! das mães de Escada - PE. Também tem apoio do Instituto Médico Legal de Pernambuco e das Polícias Militar, Civil e Científica.

Além desse trabalho de paternidade, o LGMH investe na vocação acadêmica para a pesquisa e contribui para o diagnóstico de doenças. Já realizou dez dissertações de mestrado (sendo uma em fase de conclusão), seis monografias de graduação e uma tese de doutorado. Também está concluindo a instalação do diagnóstico da Síndrome do X-Frágil, cujo trabalho terá um grande impacto na sociedade.

Antes mesmo de ser inaugurado, em 19 de dezembro de 2001, o LGMH já havia realizado mais de 300 testes de paternidade. Em 2002, foram 351 testes, sendo 24 pelo projeto DNA JÁ!, 120 pelo convênio com o Ministério Público de Pernambuco e 207 particulares. Em 2003, até o dia 21 de outubro, foram feitos 426 exames, sendo 17 pelo DNA JÁ!, 63 pelo MPPE, 40 pela Defensoria Pública do Estado e 306 particulares. Ao todo, nos últimos dois anos, foram feitos 777 exames e a tendência é de que esse número cresça obedecendo a uma progressão geométrica, como podemos observar:

Índice de Paternidade no LGMH

Tendo como referencial o dado de 1999, a razão de crescimento será 1,55.

O LGMH está voltado para a formação de pessoal técnico e a prestação de serviços de alto nível, de acordo com todas as orientações básicas do Governo Federal: promovendo iniciativas de desenvolvimento científico e tecnológico apoiadas em bases sustentáveis dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

free hit counter