Graduação
Mestrado
Doutorado
Publicações
DNA Já
Ministério Público
Governo do Estado
Genética Humana
Genética de Populações
Genética Forense

LGMH :: Na Imprensa

Folha de Pernambuco - 22/11/2003

UFPE entrega primeiros 60 resultados de DNA
Por Juliana Fraga

Sessenta processos de reconhecimento de paternidade em tramitação na Defensoria Pública Estadual já têm solução. Na manhã de ontem, o chefe do Departamento de Genética Humana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiz Maurício da Silva, entregou os resultados dos exames de DNA ao secretário de Cidadania e Políticas Sociais, João Braga. Os testes, que foram realizados através de um convênio firmado em setembro deste ano, vão garantir que mães solteiras identifiquem o verdadeiro pai de seus filhos. A meta é que até o final do ano sejam realizados 285 exames.

De acordo com o geneticista, em 25% dos casos o resultado é negativo. "A maioria dos homens que chega no laboratório tem alguma dúvida sobre a paternidade. E foi constatado que parte deles tem razão", diz Silva, acrescentando que nem só pessoas de baixa renda procuram o serviço. "É uma polêmica que envolve pessoas de todas as classes sociais".

De acordo com o convênio, que tem duração de um ano, serão beneficiadas 600 mães solteiras. Para isso, foram investidos R$ 250 mil, o equivalente a R$ 416 por exame. “Nossa meta é realizar o teste em todos os dois mil processos existentes. Assim vamos zerar o estoque de dúvidas”, analisa João Braga.

free hit counter