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Os Oráculos da Internet - série de reportagens de Sérgio Charlab, sobre os instrumentos de busca da Internet, conforme publicado na sua coluna "Ciberespaço", do Jornal do Brasil, e que o mesmo, gentilmente, nos autorizou a reproduzir, em DICAS da Semana.


Os Oráculos Digitais: Excite (Tutorial, parte 9)

Temos nossas teorias secretas, especulações que vão e vêm nas nossas cabeças. Seria bom que as pudéssemos anotar. Se deixamos os pensamentos correrem com a missão de buscar respostas para o que falta nos processos, produtos e serviços que experimentamos no dia-a-dia, estaremos pertos de fazer, com grande probabilidade de acerto, nossas próprias previsões de futuro.

Num nível muito pouco pretensioso, tive mais uma destas experiências de Julio Verne a partir da dica de um leitor, que me sugeriu visitar http://www.thedj.com/. Gostei de imediato. Se você tiver o Real Audio Player instalado em seu browser, não deixe de visitar este conjunto de "rádios digitais".

Escolhi a programação de "Classic Rock". Tocou Alice in Chains, Metallica e Iron Maiden. A minha vontade é pegar os 1600 LPs e mais os 400 CDs que tenho, digitalizar tudo e passar a ouvir música usando uma espécie de mecanismo de busca. Escreveria o nome da música que quero ouvir e o "mecanismo" a localizaria e providenciaria a execução. Escreveria o nome de um conjunto e o "mecanismo" listaria todos os discos e músicas que tenho deste conjunto no meu arquivo, para que eu selecionasse então as que desejo ouvir.

Pode ser que estes pensamentos tenham me ocorrido diante da iminência de uma mudança de endereço, que me coloca de cabelo em pé. Isso porque não será fácil transportar minha volumosa coleção de discos (e o que dizer da possibilidade de a Telerj não ser rápida o suficientemente para garantir minha mudança de telefones...). Sérgio Charlab? Mudou-se e desconectou-se. Oh, não!

A mesma teoria Julio Verne deve ter sido responsável pelo surgimento do Excite, antes conhecido como Architext. Em setembro de 1993, seis alunos de graduação da Stanford University acharam que alguma coisa poderia ser inventada para facilitar o processo de busca e identificação de documentos no então nascente World Wide Web. Felizmente para eles, tiveram a idéia e sabiam como executá-la. Hoje, com sede em Mountain View, Califórnia, o Excite é mais um mecanismo do tipo profissional, com empresa (Excite Inc.) de ações em bolsa (NASDAQ: XCIT) e, agora, executivos angustiados com o sobe e desce do valor do papel. O Excite anuncia até em TV nos EUA; curiosamente, para buscar anunciantes para sua home-page, e não visitantes.

Se você usa o Netscape, visite o Excite, e procure pelo "Turbo Search!" do Excite Direct, à esquerda na tela principal. Faça o download e instale o pequeno software (500 Kb), que se acomoda harmoniosamente junto aos "directory buttoms" do Netscape. Deste jeito, você vai poder fazer buscas no Excite a qualquer momento, sem precisar visitar antes a página deste excelente "oráculo".

Mas o Excite oferece muito aos visitantes. Eis o que existe além, óbvio, do sistema de busca, descrito mais adiante:

Excite Reviews, com descrição e classificação de mais de 60 mil sites, inclusive brasileiros.

O Excite adquiriu a city.net, ótimo diretório de cidades, que você acessa clicando na figura central, ao alto da home-page do Excite.

Em http://www.excite.com/navigate/home.html o leitor que opera servidor Web (somente para SunOS 4.1.4, HP-UX 9.05, Solaris 2.4, IBM AIX 3.2, SGI IRIX 5.3, BSDI 2.0 e Intel Windows NT - Linux e Macintosh saem em 1997) pode instalar sem custo o "Excite searching".

Exciteseeing Tours, onde você escolhe um tema e é apresentado a um conjunto de informações dentro do Web relacionadas à sua escolha. Funciona como orientação e prevê a inclusão de dicas dos próprios usuários, que assim se beneficiam com as experiências dos outros. Já existem mais de 200 "tours" disponíveis, com temas bem interessantes.

O Excite Live! é um excelente sistema customizado de notícias de centenas de fontes, que "aprende" continuamente a identificar as notícias de maior interesse para o usuário. Não deixe de experimentar o "News Tracker".

Referências que vão desde mapas e dicionários até locais onde existem softwares disponíveis.

A PC World (USA) de setembro deu ao Excite a melhor classificação diante de comparações com AltaVista, Infoseek, HotBot, Lycos, Magellan, Open Text, e WebCrawler. São cerca de 50 milhões de URLs (que o Excite diz serem contadas de maneira diferente e mais rigorosa do que os 50 milhões anunciados também por alguns dos demais mecanismos). Dos 50 milhões, o Excite identifica o grupo de cerca de 5 milhões que mudam semanalmente, e está sempre reclassificando-as. As outras são atualizadas em prazos de algumas semanas.

A busca do Excite não só vai atrás de ocorrências das palavras-chaves como, ainda, se aprofunda tentando oferecer idéias semelhantes. É a chamada busca por conceito (Intelligent Concept Extraction - ICE). Este é um processo dinâmico de aprendizado (quem disse que computadores não aprendem?). A partir de um documento resultante da busca, o Excite pode ser instruído a procurar outros semelhantes. Neste caso - note a diferença -, não está procurando mais a partir de suas palavras-chaves, mas a partir de uma resposta que você apreciou. Portanto, os resultados têm chance de serem ainda mais precisos.

Testei o Excite com uma busca para "tirar mancha de gordura" e a resposta veio em português, http://www.sebes.com.br/empresas/supercou/dica.htm, a sétima das dez primeiras exibidas na tela.

Embora o Excite não disponha de busca avançada, reaje diferentemente aos nomes, desde que você coloque maiúsculas. Também é possível usar os operadores boleanos AND, OR, e AND NOT. O AND serve para juntar palavras que devem aparecer no resultado; o OR trabalha como opção, onde pelo menos uma das palavras apareça; e o AND NOT aponta palavras que não devem ser consideradas. Podem-se usar sinais de parênteses para agrupar expressões boleanas mais complexas. Quem não se sente bem usando boleanos pode substituí-los por sinais de mais (+) e menos (-), que devem aparecer "grudados" às palavras. Quando se usa a busca com operadores boleanos, a busca por conceito é desativada para que as respostas possam obedecer às instruções boleanas.

Fiquei agradavelmente surpreso com a repercussão da charada criada por Paulo Cesar Bouhid (pcbouhid@nutecnet.com.br) e publicada aqui na semana passada. Várias dezenas de leitores se habilitaram a destrinchar o problema. A resposta única é: Paulo tem 49 anos, Helio 34 e Sandra 23. Quem quiser saber como se chega à solução pode enviar mensagem ao próprio Paulo. Naturalmente, as idades devem ser números inteiros e como "cada uma das pessoas citadas tem menos de 100 anos", inclusive, portanto, o pai de Paulo, o filho não poderia ter 98 anos, o que elimina uma segunda resposta de números inteiros.

Os cinco primeiros a acertarem a charada foram Luis Melo (Luis_Melo@praxair.com), Hugo Kaulino Pereira (hugo@marlin.com.br), Inez (pedroc@ax.apc.org), Iris Novello (iris@iis.com.br) e alguém que se identificou apenas como (jcband@ibm.net).

E a charada, uma vez publicada, mexeu comigo, com os leitores e também com os Bouhid. Veja o que me escreveu Paulo: "É desnecessário lhe dizer o tamanho da emoção do meu pai ao ler a coluna, e também a ponta de orgulho dos meus filhos por verem o nome da família num jornal e coluna respeitáveis. Algumas pessoas me perguntam como cheguei até você, se o conheço, como é que alguém publica alguma coisa de outra pessoa que nem conhece. Elas ainda não foram atingidas pelo espírito de fraternidade que envolve as pessoas que navegam na Internet."

O velho professor Bouhid, a propósito, tem 83 anos.

O médico e leitor Jorge Calasans Maia (cadri@ibm.net) tem uma história interessante:
"Após ler seu artigo sobre o Lycos criei novas esperanças de achar alguns amigos há muito tempo perdidos nos EUA. Assim, após clicar "People Find" e digitar os três nomes que procurava, o Lycos respondeu em menos de 10 segundos, apresentando os respectivos endereços e telefones. A maior surpresa foi que, logo após, eu liguei e eles atenderam. Emocionante! Foi surpreendente o poder do Lycos, visto que os endereços que achei não foram de nenhuma metrópole e sim de cidades pequenas (Lakewood e Boulder) próximas a Denver (Colorado). O Lycos me deu todas as dicas e informações sobre as cidades. Mapas com localização dos endereços nas ruas, atrativos, serviços, etc. Um espetáculo!"

Esta foi a nona parte da série sobre os mecanismos de busca e indexadores da Internet. Faltou espaço para falar de outros sistemas brasileiros, como era minha intenção. Farei isso, portanto, na terça que vem, encerrando a série com um resumo para servir de guia prático de uso dos "oráculos". Na verdade, estou em dúvida se sigo em frente por mais umas três ou quatro semanas, pois ainda há assuntos importantes que não abordei. Agradeceria receber mensagens indicando se devo ou não me estender por mais algumas semanas com o tema dos "Oráculos Digitais".

Enquanto isso, histórias verdadeiras, instrutivas ou pitorescas, sobre o uso de mecanismos de busca são bem-vindas e devem ser enviadas para meu endereço usual, charlab@ax.apc.org. Dominar o uso das técnicas de busca nestes "oráculos digitais" é a melhor estratégia para quem quiser sentir-se à vontade com a Internet. Se você está gostando da série, avise aos seus amigos da Internet que o encontro é aqui. Quem perdeu alguma parte deste tutorial pode pedir o que falta enviando e-mail para charlab@charlab.com.br.


* Sérgio Charlab (charlab@ax.apc.org) é editor-chefe de Seleções do Reader's Digest, colunista de "Ciberespaço" do Jornal do Brasil e autor dos livros "Você e a Internet no Brasil" e "O Seu Futuro Eletrônico".