TÉCNICAS DE HIDROPONIA
 

Hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem o uso de solo, de forma que os nutrientes minerais são fornecidos às plantas através de uma solução nutritiva. Entre outras vantagens, a hidroponia proporciona uma elevada produtividade além de produzir plantas limpas e saudáveis. Comparando-se valores, a produtividade média de tomate no estado de Pernambuco é menor do que 50 toneladas por hectare com o cultivo tradicional, esto é, no solo. Com o cultivo hidropônico, é possível se obter até mais de 185,5 toneladas de tomate em apenas um ciclo da cultura, podendo se atingir portanto, em dois ciclos de cultivo por ano, até mais de 357 toneladas de tomate por hectare por ano.
Atualmente existem centenas de soluções nutritivas indicadas para as mais diversas espécies vegetais, no entanto o marco inicial do cultivo hidroponico, data de 1860, quando os cientistas alemães Sasch e Knop fizeram a primeira solução nutritiva com o objetivo de cultivar plantas sem o uso de solo. Portanto, as técnicas de cultivo hidropônico já são empregadas há vários anos com fins científicos. Porém nos últimos anos tem sido grande o impulso na utilização das técnicas hidropônicas, devido principalmente ao seu emprego com finalidade comercial. Vários países do mundo, inclusive o Brasil, já vem empregando em escala comercial. Aqui no Nordeste do Brasil tem se empregado com sucesso o cultivo hidropônico de forragem, devido ao baixo consumo de água com o emprego desta técnica.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco está oferecendo o Curso de Técnicas de Hidroponia, no qual são abordados temas como Diagnose Nutricional, Preparo de Solução Nutritiva, Cultivo Hidropônico de Hortaliças e Cultivo Hidropônico de Forragem, etc.
Além de estudantes, técnicos e empresários têm se interessado em participar do curso, com objetivo de montar sua própria horta, fazenda ou outros tipos de empreendimentos hidropônicos, cuja assistência técnica também é prestada pela UFRPE (fone: 441.6330).