editor.gif (4131 bytes)

Amigos,
Todos os meses as DICAS do Editor de DICAS da semana estarão nesta seção. Confiram e obrigado pelo apoio à nossa publicação online.

MAIO 99:

Bons utilitários para Windows NT Workstation

Conheça programas que podem ser utilizados no sistema operacional

*Evaldo Williams

O Windows NT Workstation é um sistema operacional parecido com o Windows 95/98 que a maioria de nós conhece, inclusive com relação à sua interface gráfica. Atrás dessa aparente semelhança, existe um série de subsistemas, gerenciamento de arquivos, serviços e drivers que fazem a diferença deste complexo sistema operacional o que permite que pequenos problemas ocorram às vezes (como em qualquer sistema).

Para evitar falhas e executar seus ajustes finos, o próprio NT tem suas ferramentas de manutenção a exemplo do 95/98, e a possibilidade de usar outras, à sua disposição na Internet (específicos para o sistema de arquivos do Windows NT - NTFS), a exemplo do Diskkeeper. Em outras ocasiões, são os erros humanos que podem dar dor de cabeça aos seus usuários, como apagar um arquivo ou diretório (pasta) inteiros.

É claro que estes são problemas básicos pois existem outros mais sérios como instalar um novo dispositivo ou drive que cause algum conflito. Nessas horas seu sistema poderia se tornar instável ou até deixar de funcionar. Em situações assim use ferramentas mais poderosas, como o BlueSave, ERD, Commander, e os NTFSDOS e NTFSDOS Tools (a primeira parte é citada hoje e os demais na semana que vem).

SOLUÇÃO - Não importa o problema que for causado ao Windows NT Workstation, possivelmente você encontrará uma solução através deles (é bom lembrar que os softwares abaixo mencionados jamais deverão ser usados em PCs com Windows 95 ou 98): BlueSave v1.0:

Todos já passamos pela desagradável situação de ter uma tela azul no meio de uma sessão Windows, mas, apesar do NT ter a habilidade de capturar na memória o que estava sendo usado, surpreendentemente não guarda o texto da própria tela azul para futura análise da origem do problema. É aí que entra o BlueSave, da Winternals (www.winternals.com - US$ 99).

Depois de instalado você sequer saberá que o BlueSave está rodando, até que a bomba exploda (no sentido figurado, é claro). Uma vez que isto aconteça, simplesmente reinicialize seu sistema e use seu editor de textosfavorito para abrir o arquivo Bluescrn.txt, o qual você encontrará no diretório onde instalou o Windows NT. Se o seu sistema não voltar a funcionar depois do reboot, você precisará de uma ferramenta adicional (veja as análises dos aplicativos ERD Commander e NTFSDOS no próximo artigo) para acessar o arquivo no disco rígido.

Assim que tiver acessado o arquivo texto mencionado você poderá enviá-lo ao administrador da sua rede ou para o suporte da Microsoft para que eles detectem o problema.

DISKEEPER 4.0 - A fragmentação do disco rígido não é exclusividade do mundo do Windows 95/98 e até hoje não conheci ferramentas de desfragmentação desses sistemas operacionais que fossem compatíveis com Windows NT - se alguém conhecer alguma, por favor, mande a DICA. Terei prazer em divulgá-la ;-), já que este último usa seu sistema próprio de arquivos (NTFS) requerendo um utilitário específico como o Diskeeper 4.0 for Windows NT Workstation (www.executive.com - US$ 50).

A fragmentação do disco ocorre quando bits de dados são armazenados/gravados em áreas diferentes do HD. Os sintomas mais comuns quando isso ocorre são os boots excepcionalmente demorados, e a demora no acesso aos arquivos. O Diskeeper resolve o problema basicamente da mesma forma que o utilitário Defrag (do Windows 95/98) relocando todos os dados relativos a um programa na mesma área permitindo ao micro achá-lo mais rápido e facilmente.

Instalar o Diskeeper é muito simples. Quando você insere o CD-ROM um executável (autorun.exe) é iniciado. Na primeira vez que o Diskeeper é lançado, ele analisa seu sistema e lhe diz o quanto seu winchester está fragmentado e lhe pede que pelo menos uma sessão seja feita manualmente.

A partir de então você pode configurá-lo para automático e esquecê-lo, já que ele fará tudo conforme seu agendamento, todas as vezes que você rodar o sistema, ou ainda fazer uma desfragmentação contínua, o que não é recomendável, já que a performance do micro cai durante a operação, indicando que quando você for dormir, por exemplo, seja a melhor hora para agendá-lo . Somente os super-micros devem utilizar o modo contínuo do Diskeeper.

Ele está disponível em duas versões. Uma pequena, gratuita e uma versão comercial. A principal diferença entre as duas é que a profissional pode fazer o defrag em background (enquanto você faz outras atividades). É óbvio que se você for bastante metódico e paciente para usar o programa manualmente, poderá se virar com a versão free. Mas, para a maioria dos usuários, talvez valha a pena gastar um dinheirinho na versão completa. Desfragmentar seu (s) HDs pode não ser uma atividade muito excitante, mas o Diskeeper, pelo menos, a torna menos dolorosa e lhe ajuda a obter o melhor desempenho do seu Windows NT Workstation.

Na próxima semana darei DICAS mais detalhadas de outros utilitários para o Windows NT Workstation citados hoje!

evaldo@dicasdasemana.com.br

Dicas da Semana

Mantendo a segurança do micro na Web

*Evaldo Williams

Nada mais importante do que manter as versões dos seus antivírus (e as suas bibliotecas) atualizadas. Outros preferem firewalls, ou programas de criptografia de arquivos para não perder os seus trabalhos, elaborados às vezes durante anos - e existe HD que resista a tanto? ;-)

A diferença do firewall (algo como porta corta-fogo) e o antivírus é que o primeiro usualmente filtra de onde vem determinada mensagem ou arquivo (ou ainda o IP/endereço na Rede e o tipo de acesso) e o segundo examina seu conteúdo à procura de vírus, trojans (cavalos de tróia) scripts e controles maliciosos.

Como a Internet  permite algumas formas de transmissão de vírus de computador por e-mail (SMTP e POP), HTTP (WWW), FTP (transferência e download de arquivos), controles, scripts e aplicativos ActiveX e Java não assinados, é bom conhecer os lançamentos dos grandes fabricantes de antivírus que já estão comercializando suítes (conjuntos de programas) com tudo junto, para as Redes. Pode ser uma boa alternativa.

Cheque os detalhes das suítes: NeaTSuite, da TrendMicro (www. trendmicro.com); Norton Antivirus for Windows NT/Netware e Norton Antivirus for Exchange/Notes, da Symantec (www.symantec.com), Total Virus Defense Enterprise, da Network Associates (www.nai.com), e outras opções como as oferecidas pela Computer Associates (www.cai.com).

Um bom firewall para quem deseja mais privacidade no seu microcomputador é o PCFirewall, da Canadense Signal 9 (www.signal9.com).

WINGATE - Essa dica é do PC Labs: quem utiliza o programa servidor proxy Wingate 2.0 (que permite que mais de um micro acesse a Internet compartilhando uma única linha telefônica, por exemplo) precisa saber que existe uma falha de segurança nessa versão que compromete toda a rede interna de uma empresa.

Ainda de acordo com o laboratório de testes, caso exista servidores Unix ligados à rede, o problema torna-se ainda mais grave, já que através dele é possível acessar qualquer máquina Win95/98 que possuam diretórios compartilhados. Duas dicas: fechar a porta 23 (entrada) ou atualizá-lo para sua nova versão 3.0, já livre do bug.

ICQ - Usuários do ICQ (www.icq.com) que ouviram falar na falha de segurança para quem deixa a home page ativada (possibilidade de invasão por parte de hackers e crackers) devem baixar a atualização desse freeware na sua versão 99a Beta 2.2 #1800, a qual promete resolver essa e algumas outras falhas reportadas até hoje. A notícia foi divulgada pela própria Mirabilis (www.mirabilis.com).

VANGUARDA - Curioso notar que as revistas PC Magazine Brasil e EUA (edições do mês de maio - a versão Americana traz um excelente CD-ROM gratuito incluindo dicas e ferramentas muito úteis), fizeram testes semelhantes aos que publicamos há três semanas na McAfee Clinic (www.mcafee.com). Mais uma prova que o caderninho está sempre um passo à frente. ;-)

Até a próxima semana!

evaldo@dicasdasemana.com.br

Tudo para quem trabalha em projetos arquitetônicos na Net

*Evaldo Williams

A Internet oferece várias opções de pesquisa para quem trabalha com Arquitetura e Design (www.arquitetura.com.br). Desde sites para se pesquisar sobre concursos, divulgação de projetos e escritórios, softwares mais utilizados, associações, revistas e publicações (www.arquitetura.com.br/revistas.htm) e muito mais.

Comece pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (www.iab.org.br/), sua seccional de São Paulo (www.arquitetura.com.br/iabsp/), União Internacional dos Arquitetos (www.iab.org.br/uia/Default. htm) ou a Associação dos Escritórios de Arquitetura (www.asbea.org.br/).

Na home page Arquitetura.com (www.arquitetura.com) é possível encontrar DICAS de busca na Web, profissionais e empresas na Internet, legislação sobre a profissão e um guia de revistas especializadas.

SOFTWARES - Considerado ainda hoje o programa mais usado para elaboração de projetos arquitetônicos, de design e engenharia, o AutoCAD pode ser encontrado no site do seu fabricante Autodesk (www.autodesk.com) onde achamos informações úteis para quem usa o Release 14 (www.autodesk. com/products/acadr14/index.shtml), assim como os novos lançamentos da linha Design 99 (www.autodesk.com/products/design2000/index.htm), incluindo AutoCAD 2000 (www.autodesk.com/products/acad2000/index.htm ou www.autodesk.com/products/design2000/acad/index.htm).

E para quem não é da área, existe ainda a chance de conhecê-lo e aprender para que serve esse software utilizado por mais de dois milhões de usuários de PC no mundo inteiro, de acordo com seu fabricante, além de contar com aproximadamente cinco mil softwares plug-ins / add-ons (programas auxiliares) existentes e que se integram dando ainda mais flexibilidade ao AutoCAD, um software que prima em garantir precisão técnica com um preço razoável.

Outros programas úteis para arquitetos: Microstation (www.microsostation.com), CAD Design e CAD Cam; Artlantis Render 3.0.1, da Abvent E.U.A (www.abvent.com) - uma boa opção de renderização para os usuários do ArchiCAD da Graphisoft, do MiniCAD da Diehl Graphsoft e do Abvent Zoom; o AutoCAD Internet Utilities 3.1 (www.autodesk.com/products/acadr14/features/aiu30b.htm) - um upgrade gratuito do AutoCAD Release 14 atualizando duas extensões Runtime (ARX), o DWFIU.ARX e o DWFOUT.ARX.

Juntas, estas duas aplicações ARX possibilitam que você publique arquivos DWF do AutoCAD r14, como também arraste e solte desenhos da Web para o AutoCAD r14. Com o AIU 3.1, você pode aproveitar as vantagens das novas características acrescidas no WHIP! 3.1.

Uma outra boa opção para elaboração e apresentação dos projetos (inclusive os feitos em AutoCAD) é o 3D Studio VIZ, Release 2 (www.autodesk.com/products/archdesk/3dviz.htm). Alguns utilizam também os aplicativos da suíte Corel Draw (www.corel.com) presentemente na versão 8.0 e que já está disponibilizando a 9.0 beta para Mac (www.corel.com/betaprogram/index.htm).

SITES - Veja os também as páginas Web: www.asbea.org.br/asbarqm.htm, com links especializados; American Institute of Architects (www.aiaonline.com/); Museu da Casa Brasileira (www.arquitetura.com.br/mcb/index.html); Arquitetos do Brasil (www.arquitetura.com.br/ Busca/busca.htm), por estados.

Agradeço as DICAS das arquitetas Érica Figueiredo, Teresa Zirpoli e da estudante de Arquitetura Ana Carolina Paiva durante a edição deste artigo. Até a próxima semana!

*evaldo@dicasdasemana.com.br

Delícias da cozinha japonesa na Net

Aprenda, online, a preparar deliciosos pratos da culinária oriental, como o Sushi e o Sashimi

*Evaldo Williams

O pessoal que curte um bom sushi e que freqüenta os restaurantes especializados nesses pratos da cozinha Japonesa, como os tradicionais Futaba, Tepan, Manguetown e o Kojima (com entrega em domicílio) vai poder aprender como eles são feitos, através da Web.

Confira os endereços: Sushi Guide - versão de 97! ( http://nmd.hyperisland.se/studentzone/crew2/martinÄragnevad/intro.html ), com receitas ( http://nmd.hyperisland.se/studentzone/crew2/martinÄragnevad/recipes.html ), ingredientes, equipamentos, como se servir, e muitas fotos; a história do sushi ( www.originet.com.br/sushiclube/index3.html ); e na página www.originet.com.br/sushiclube/index2.html , outros links com informações sobre seus valores nutritivos, cursos, assessoria, apostilas e material com venda online, o clube do sushi, mural e muito mais. Dá até água na boca... ;-)

DECORAÇÃO E PRESENTES - Aqueles que visitarem o site da loja de decoração e presentes Imaginarium ( www.imaginarium.com.br ), poderão ganhar um vale-brinde (que pode ser trocado no Shopping Recife), além de conhecer as últimas novidades da loja

VELHO CONHECIDO - Engraçado como os vírus recebem apelidos novos, de vez em quando. O W32.CIH.SpaceFiller recentemente foi chamado de Chernobyl. No entanto, também é conhecido como AKA Win95.CIH, PE CIH e WIN/95 CIH. Já atacou o micro de uma amiga e foi removido com a ajuda do Viruscan ( www.mcafee.com ).

Felizmente, para nós usuários, o Norton Antivírus 5.0 ( www.symantec.com ) e outros bons programas também têm remédio para proteger e consertar arquivos executáveis (.EXE), atacados pelo bicho (inclusive nas versões dropper, 1.2 até 1.4 - upgrade de vírus?!).

Importantíssimo atualizar os antídotos para se proteger deste e das suas variantes. Você pode adquirir qualquer um dos dois e baixá-los pela própria Rede, com preço variando entre US$ 39 e 50, mais impostos. A alteração na BIOS, feita pelo cabra, no entanto, tem que ser desfeita na mão.

De acordo com o Avert Labs ( www.avertlabs.com ), o W32.CIH.Spacefiller foi criado no início de junho de1998 em Formosa (Taiwan) tendo se espalhado pelo mundo em apenas uma semana. Ou seja: não é novo na praça! Até a próxima, com mais DICAS.

*evaldo@dicasdasemana.com.br


Veja as DICAS Anteriores do EDITOR:

ABRIL de 1999
MARÇO de 1999
FEVEREIRO de 1999
JANEIRO de 1999
DEZEMBRO de 1998
NOVEMBRO de 1998
OUTUBRO de 1998


© 1999 DICAS da Semana