Virtual Books Online
Mai/1999

auto-ajuda
Além do Que se Vê
Gustavo Arruda

autobiografia

Gustavo José Alves da Silva Arruda nasceu em 1966, no Recife, Pernambuco. Sem religião definida e altruísta, teve formação escolar no Colégio Salesiano do Sagrado Coração, graduando-se em 1987 como Bacharel em Administração, pela Ufpe. É atualmente Analista de Suporte Pleno do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco, na área de informática.

Em 1996, com a home page Auto-ajuda e quase 4.000 acessos por mês, criou o Grupo Auto-ajuda. Uma comunidade virtual na Internet, hoje com mais de setenta profissionais que dão consultoria gratuita através da Rede, aonde são divulgados autores desconhecidos, anúncios de namoro, entidades filantrópicas e distribuídos livros e apostilas virtuais. O Grupo conta ainda com uma lista de discussão, anel de home pages e livros editados.

Na infância interessava-me mais por desenho. Só na faculdade, aos dezesseis anos de idade, precisei aprender a escrever melhor. Colaborava com crônicas e contos no fanzine "O Trem das 7". Nessa época precisei corresponder-me por carta com pessoas de todo o Brasil, o que me obrigou a dominar melhor a expressão escrita. Em 1993 tabalhei com marketing, como redator de um programa de vendas pela televisão, aprendendo a fazer textos sucintos e objetivos.

Ainda em 1989 escrevi um ensaio sobre relacionamentos humanos para uma palestra na empresa aonde trabalhava, que em 1995, durante uma crise pessoal, transformei no livro "O Bê-a-bá do Bem Viver". Em 1996 transcrevi todo o conteúdo para a home page Auto-ajuda, o que exigiu adaptações nos textos, aproximando ainda mais minha linguagem da coloquial   Escrevo pelo simples prazer de tentar ajudar as pessoas. Todos deveriam transmitir o que aprendem de bom na vida. Acho que não faço mais do que minha obrigação.

Não me considero um escritor, na definição clássica da palavra. Tenho apenas uma mensagem a transmitir, e uso a literatura apenas como veículo, sem maiores preocupações artísticas com a palavra. Por isso, não me influencio muito por algum autor. Mesmo assim, como contista sou mais "escritor". Nesse gênero meus textos possuem mais um estilo próprio, quase poético, levando ainda mais facilmente as mensagens atavés das figuras de linguagem. Retrato histórias que aconteceram comigo, com pessoas do meu convívio ou que ouvi falar. Todas têm lições de moral e finais inesperados. Entretanto, construir textos dessa forma é muito mais complicado e demorado que simplesmente escrever sobre auto-ajuda. Contudo, o resultado encanta facilmente o público, principalmente as crianças. Costumo dizer que escrevo contos infantis para adultos.

Os assuntos que abordo, como Destino e Intuição, são facilmente associados a religião ou misticismo, e, por isso mesmo, sofrem grande discriminação, embora as pessoas mais céticas, são aquelas que precisam mais dessas informações. Justamente o grande público-alvo que desejo atingir. Assim, escolhi chamar meus livros de "auto-ajuda". Baseio o que escrevo, além da experiência pessoal, no Espiritualismo e até no Espiritismo (apesar de não seguir religião alguma). O engraçado é que as pessoas que mais elogiam meu trabalho são as mais avessas a essas correntes de pensamento. Escrevo as verdades que me ajudaram nos momentos mais difíceis, para ajudar as pessoas.

Meus dois gêneros prediletos são o Realismo Fantástico e o Espiritualismo. Sempre li bastante sobre esses temas. O primeiro como um exercício de imaginação e higiene mental, e o segundo para auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. A princípio, acredito em tudo, sou um "crédulo", até que me provem o contrário, inclusive em discos voadores e bruxas. Acho que existem quatro fontes principais da Verdade: a Biologia (e genética), a Psicologia, o Espiritualismo (onde entram as religiões) e o Ocultismo. As duas primeiras, a ciência, são inúteis sem as outras.


__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página