Sucesso
(envie o seu texto)

A velocidade da informação foge ao nosso controle. O conhecimento acumulado da humanidade dobra em questão de meses. Para acompanharmos a rápida evolução da tecnologia é necessário que cada um de nós comece a construir o seu próprio Século XXI agora, reinventado tudo o que fizemos até hoje.

A caminhada em direção ao futuro se inicia quando conjugamos visão, metas e ações definidas, porém mudar paradigmas exige despreendimento de conceitos e rotinas para priorizar novos objetivos, pois se não fixamos o target, qualquer iniciativa não passará apenas de sonho.

Que medidas devemos, então, adotar, para ir de onde estamos para onde queremos chegar e como estabelecer os prazos envolvidos neste processo?
Estamos caminhando para o próximo Milênio. Todos que estiverem vivos nesta data memorável terão garantido o seu lugar na História, pelo simples fato de testemunhar o acontecimento.

Mas a quase totalidade das pessoas também sonha e espera tempos melhores na virada do Século. Podemos, sim, iniciar agora mesmo a busca dos nossos próprios caminhos para que estes sonhos venham a se transformar em realidade.

Embora o sucesso seja resultado de processos na maioria das vezes muito longos, ainda temos tempo suficiente para modificar os rumos do nosso destino.

A existência de todos nós é repleta de decisões, desde coisas simples do dia a dia (dormir mais um pouco quando toca o despertador ou escolher um prato num restaurante) até outras decisões maiores, que vão literalmente direcionar toda a trajetória de nossas vidas e influenciar nas realizações futuras.

A profissão, a educação proporcionada aos nossos filhos, o estilo de vida, são hoje o reflexo de decisões que tomamos no passado, há cinco, dez ou vinte anos. Mesmo assim, a maioria das pessoas atribui o sucesso apenas à sorte.

É evidente ser necessária uma parcela de sorte para atingir o topo em qualquer atividade. Um time nunca vai ser campeão se der azar... mas contar somente nunca será suficiente. O grupo tem que trabalhar muito, treinar à exaustão e lutar com muita garra para conquistar o título de campeão.

Sorte é a combinação de visão, preparo e senso de oportunidade (aliado a uma desejável dose de talento, é claro). Às vezes alguém abre uma porta e nós não enxergamos a oportunidade que nos sorri.

Mas quando percebemos uma oportunidade, a questão crucial para a obtenção do sucesso, e aqui falamos de qualquer tipo de negócio ou profissão, passa a ser a atitude, isto é, a conciliação entre um compromisso assumido individualmente e a clara visão de futuro que se vislumbra a partir daquela iniciativa.

Desta forma, a diferença entre o sucesso e o fracasso começa na maneira com que cada um de nós vê a oportunidade. E nesse momento crucial, as palavras que devem estar em nossa mente são: decisão, empreendimento, perseverança, ousadia.

Em determinadas ocasiões as chances de sucesso num empreendimento não são claras, a oportunidade pode parecer obscura. Mas sempre surgem aquelas pessoas que fazem acontecer. Estas, mesmo parecendo trabalhar no terreno do absurdo, acreditando em hipóteses impossíveis, obtém êxito. Todos temos capacidade de atingir objetivos maiores se não julgarmos tantas coisas difíceis de realizar.

Fixar metas também é fundamental. Metas escritas, com data e hora marcadas para acontecer, que devem ser lidas todos os dias e reavaliadas, caso seja preciso. Além de alimentar o subconsciente, dão a visão exata de onde estamos e quais decisões deverão ser tomadas para que os objetivos sejam atingidos.

Persistência, ambição, auto-estima e coragem são outras características encontradas em todos aqueles que se tornaram vitoriosos.

É certo que vivemos permanentemente em "crise". Crise econômica, crise social, crise existencial. Mas a sabedoria chinesa estabelece dois significados para a palavra: perigo ou oportunidade. Cabe a nós a decisão. E nesse momento nosso destino estará sendo traçado.

Até onde teremos coragem de fazer algo que exija sacrifícios e o estabelecimento de metas?
Como encontrar os meios de concretizá-las, sem esmorecer, superando por vezes os nossos limites?
Onde queremos estar quando chegar o Século XXI?

Vamos nos dar uma chance de conduzir o nosso próprio destino rumo ao sucesso.
 

Walter Santos Jr. - Rio de Janeiro/RJ
*Economista, pós-graduado em Marketing, pela Espm/RJ

 

__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página