Relacionamentos
(envie o seu texto)

Viver é um privilégio.

Podemos perceber a importância e o valor da nossa vida quando paramos por um instante e concentramos a atenção em nossa respiração. É muito agradável a sensação que o ar causa ao entrar e sair dos nossos pulmões. O peito estufa e se renova junto a todas as nossas células que durante esse momento divino sofrem milhões de modificações. Respirar nos faz sentir vivos. Respiração é vida e vida é aprendizagem, modificação, crescimento.

Somos todos iguais e ao mesmo tempo diferentes. Perceber que cada ipê amarelo é único nos faz perceber que assim como os ipês nós somos. Cada um tem a sua forma de perceber e enxergar a vida, o mundo, as alegrias, as dificuldades, enfim tudo o que nos cerca. Na maioria das vezes esperamos que o outro seja da forma que gostaríamos que fosse, mas cada um, mesmo que quisesse, não poderia ser dessa forma sem colocar em risco a sua felicidade.

Aceitar a si mesmo e ao outro como ele é, é uma tarefa que exige muito esforço e treino. Falamos muitas vezes ao nosso próximo:

  • Você tem que fazer isso
  • Você tem que ser desta forma
  • Você tinha que ter percebido aquilo
Mas na verdade ninguém "tem que" fazer nada. O direito de optar é inerente a cada um. Batemos na mesma tecla sem conseguir compor uma bela música quando insistimos em moldar o outro de acordo com nossas formas. Cada ser é único, assim como não existe uma flor igual a outra.

Uma estória, de um autor anônimo, chamada "Os cegos e o elefante" conclui o seguinte:
"Um homem sozinho não consegue saber toda verdade, só uma pequena parte. Porém, se trabalharmos juntos, cada um contribuindo com a sua parte para a formação do todo, aí sim poderemos obter sabedoria. Viver, amar e aprender."

E então podemos responder a uma pergunta e a partir das várias respostas que encontraremos construir novas e melhores formas de nos relacionar:
O que Você pode fazer para melhorar os seus relacionamentos e construir a sua felicidade de cada momento?

Keli Cristina Silveira - Belo Horizonte/MG
*Psicóloga Clínica e Teleconsultora da Home Page Auto-ajuda, em Relações Humanas
 

__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página