Tamanho Do Pênis
(envie o seu texto)

QUAL O TAMANHO NORMAL
Geralmente, o pênis atinge seu tamanho definitivo aos 16 anos de idade:
  • 80% dos pênis eretos situam-se entre 11 e 16 cm
  • 14 cm é a medida mais comum

*OBS: O pequeno tamanho do pênis em repouso não é relevante, pois é no estado ereto que ele exerce sua função

INFLUÊNCIA NO PRAZER FEMININO
O prazer feminino independe do tamanho do pênis, mas sim de um conjunto de fatores que cerca o ato sexual: clima, desejo, grau de excitação e "habilidade" do parceiro.

A maioria das vaginas tem uma profundidade entre 09 a 12 cm. Portanto, a grande maioria dos pênis, adequam-se a quase todas as vaginas.

A insatisfação quanto ao tamanho do pênis é uma queixa comum no consultório do Urologista. Na maior parte dos casos, a insatisfação não deriva de uma queixa da parceira, mas sim do desejo do paciente de possuir um pênis maior, seja por deconhecimento das medidas normais, seja por comparações errôneas com outros pênis, principalmente com os vistos em revistas ou filmes eróticos, ou através de "vantagens" contadas por amigos. Porém, o que observamos na prática é bem diferente.

DIAGNÓSTICOS
Cerca de 90% dos casos enquadram-se nas seguintes condições:

  1. Pênis de tamanho normal, adequado para sua função

  2. Pênis de tamanho normal, adequado para sua função, "escondido" parcialmente pelo aumento da gordura pré-pubiana, comum nos obesos

  3. Pênis de tamanho normal, adequado para sua função, em um homem alto com pênis proporcionalmente pequeno

  4. Pênis de tamanho normal, adequado para sua função, parcialmente encoberto por uma implantação anormal da bolsa escrotal

TRATAMENTOS
A maioria dos casos pode ser resolvida com uma simples orientação ou com cirurgias simples, bem indicadas.

  1. CIRURGIA DE ALONGAMENTO
    A controvertida cirurgia de alongamento peniano tem indicações precisas e bem restritas. Em princípio, é indicada apenas para os casos de amputações penianas parciais por câncer, ou naqueles de menos de 8 cm.
    *O Conselho Federal de Medicina a considera como cirurgia experimental. Realizá-la fora dos centros de pesquisa ou sob condições especiais é considerada falta ética e legal

    A cirurgia consiste em seccionar o ligamento suspensor do pênis e "esticá-lo" para frente. Consegue-se de 2 a 4 cm a mais. Porém, há chances de ocorrerem complicações por danos a estruturas adjacentes, levando à impotência ou retrações cicatriciais que diminuirão ainda mais o tamanho do pênis. Além do mais, o pênis perde sua angulação natural, quando ereto, em relação ao púbis. Ou seja, mesmo quando ereto, aponta para baixo, ao invés de para frente.

  2. BOMBAS E APARELHOS
    Bombas de vácuo e aparelhos "esticadores" não possuem a simpatia da comunidade urológica e os "milagres" a eles atribuídos não têm comprovação científica.

  3. INJEÇÃO DE GORDURA
    A injeção de gordura ao redor do pênis para aumentar sua espessura, costuma falhar tanto pela reabsorção posterior da gordura injetada como pela formação de "bolotas" e retrações da pele do pênis, criando aspecto estético pior que o da situação anterior.

Como cada caso é único, em dúvida, solicite a avaliação de um Urologista.
 

Cálide Gomes - São Luís/MA
*Professor de Urologia da Ufma, Urologista do Urocentro e Teleconsultor da Home Page Auto-ajuda, em Urologia
http://www.geocities.com/HotSprings/6078 (Medicina Virtual - Urologia e Andrologia)

 

__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página