Ociosidade
(envie o seu texto)

O termo ócio, significa a meu ver, o tempo gasto em atividade não produtiva, ou seja, gasta-se o tempo de modo não produtivo.

As pessoas ociosas procuram gastar seu tempo longe dos olhos do público, reservando-se o direito de prestar conta desse tempo disponível privado para, depois, mostrar algum resultado desse ócio.

Um dos hábitos da ociosidade é deixar as coisas como elas estão, e, aparentemente, todos aqueles que se integram em um período ocioso costumam aderir a certos hábitos predatórios , onde a proeza individual vai-se deteriorando no seu dia-a-dia. Portanto, recolher-se a uma vida ociosa ou hábitos ociosos é muito mais simples do que demonstrar forças.

A ociosidade, assim como o cativeiro e o isolamento afetivo, é a principal causa das perturbações dentro das creches, prisões, hospitais e centros de menores, que agem sob o nome de neuroses institucionais e que podem ser corrigidas através de atividades de lazer dirigido, onde ensinem as pessoas a usarem convenientemente o tempo livre.

Os traços do nosso sistema educacional atual diferem em muito daqueles de vinte anos atrás e não tenho dúvida de que caminhamos , cada vez mais, para uma escola livre, onde o afrouxamento do setor educativo contribue para indivíduos menos produtivos e mais ociosos.

É muito triste presenciar nos meios de divulgação, que menores estão sendo encontrados dentro das escolas (pública e particular) portando armas de fogo.

É lógico que não podemos somente "atacar" a precária vida escolar, como também, e, principalmente, o seio familiar é o maior responsável para forjar a criança para uma vida de hábitos de dignidade e felicidade, sem desperdício de tempo.

A ociosidade tem levado os jovens de hoje, a consumirem quase que "livremente", bebidas, drogas, armas , ídolos e outras divindades, pensando estar num conforto e bem-estar social. Não sabem eles, ou acabam acordando tarde, que esse processo é o início do fim e que, dificilmente tem volta.

Já que o mal se afadiga tanto para corromper nossa juventude, façamos nós o possível para salvá-la.

Carlos Éffori - Brasília/DF
http://www.tba.com.br/pages/effori
 

__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página