(envie o seu texto) A criação na fotografia indica sempre dois caminhos: o do caçador (espírito arquétipo e ancestral do Homem) e o do construtor (arqueologia do imaginário). Durante seus percursos iniciais, provocado pela possibilidade, no visor da câmara, de fragmentar a experimentação da realidade para entendê-la melhor, o fotógrafo passa a caçar suas imagens no cotidiano e assim transmitir seus apontamentos visuais aos observadores. Em determinado momento destes apontamentos, ele passa a refletir antes e depois da caçada. Nesta reflexão o fotógrafo afina, cada vez mais, sua densidade intelectual e instrumental. A qualidade da obra está diretamente ligada a esse aperfeiçoamento, o resultado do trabalho autoral é totalmente dependente da experiência vivencial do artista e da sua capacidade de processamento intelectual. O paradoxo da fotografia é que ela sempre promove no observador a possibilidade da crença, ou seja, tudo o que vemos numa fotografia é real... Este é um ponto de partida vantajoso para os fotógrafos que constroem suas imagens. Esta ruptura liberta o fotógrafo para mergulhar em seu próprio imaginário criando sua gramática. Antes de produzir um ensaio devemos primeiramente determinar os objetivos, pesquisar o universo de trabalho e limitar a área de atuação para adequá-la à realização. Um ensaio deve sintetizar o tema proposto. As imagens têm de conter emoção em sua síntese visual. Cada uma delas precisa desencadear o discurso da idéia, esta narrativa pode ser linear ou caótica, mas deve ser poética e não literal. Precisamos utilizar a simbologia para que a construção das cenas evoque os índices necessários à sua percepção. A arte deve estimular a reflexão e acrescentar dimensão à experiência.
PS: No final deste século/milênio, a fotografia foi libertada de sua vocação
inicial de agente de reconhecimento externo. Hoje, o fotógrafo criativo
discute sua própria experiência, as fronteiras da arte se expandem à cada
momento e as chamadas técnicas de expressão visual são apenas suportes de
realização das idéias.
Eduardo Castanho - São Paulo / SP
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