Fases
MAIO 2001
Na fase salmão foi adotado o estilo de menu dos "mecanismos de busca"
(com apenas dois níveis) e inaugurados o nosso fórum de discussão, quadro de avisos
e "links dos usuários". Os formulários receberam uma tela de agradecimento
personalizada e cada página um ícone no rodapé, para ser imprensa. Os botões de
Enviar também foram padronizados com a cor do Site.
JANEIRO 2001
A partir de 2001 todo o Site pode ser navegado também em Inglês, tornando nossas
informações acessíveis ao mundo inteiro. Começamos o ano com um design mais leve e simples,
lançando uma logomarca mais moderna. Passamos a utilizar "hints" nos menus (uma descrição
do link quando o mouse está sobre ele).
OUTUBRO 2000
Na fase "verde e amarela" foram organizados melhor os menus de opções,
utilizando o recurso de "âncoras" para maximizar a navegação. Corrigimos
vários erros de digitação e edição nas páginas. Foi adotado difinitivamente
o Internet Explorer como navegador padrão para visualização do Site.
ABRIL 2000
Apenas um mês após a fase anterior, a Home Page Auto-ajuda já estava bem diferente.
Foi adotada a cor verde e o menu de navegação principal voltou ao lado esquerdo. Foi
criada um barra de navegação de apoio na parte superior e uma lista de distribuição
para o newsletter mensal.
MARÇO 2000
No início do ano 2000, começamos a explorar os novos recursos da linguagem
Html, o que possibitou a eliminação do sublinhamento nos links,
e a colorização dos menus pop-up, entre outras coisas, tornando a Home page
mais agradável. Também adotamos um menu suspenso em todas as páginas, para faciliar
a navegação, além de dar um melhor acabamento, padronização e modernização ao visual.
Foi a estréia da seção "Espiritualismo".
AGOSTO 1999
As maiores alterações nesta fase foram no visual. Graças a estudos em
Web Design, a Home Page Auto-ajuda aproximou-se de uma maturidade estética.
Foram valorizados os espaços em branco, padronizado um fundo de tela em cor
pastel, facilitada a navegação, suprimidos o contador de acessos e outros
elementos gráficos, além de incrementados as "meta tags" para os mecanismos
de busca.
JUNHO 1999
Agora, nossa Home Page destaca na abertura algumas mensagens de esperança
dos próprios leitores.
Foram implementados também uma nova série de recursos técnicos, como:
estatísticas de acesso segmentadas (com informações para melhor
direcionamento da Home Page), pesquisa online e mapa
da Home Page. Além disso, foram lançados domínios próprios ("recife.net")
para email e home page, facilitando a memorização dos endereços e evitando erros de digitação.
MARÇO 1999
Com o novo visual, mais bem acabado e moderno, a intenção principal foi
valorizar os textos (nosso maior patrimônio), facilitando a leitura.
Também foi atualizada a logomarca e lançado o "Anel Auto-ajuda". Finalmente,
conseguimos um sistema de busca interna eficaz, para a pesquisa por palavra(s)-chave(s)
de qualquer assunto dentro da Home Page Auto-ajuda.
NOVEMBRO 1998
Nessa fase adotamos uma página de apresentação mais limpa e foi iniciado o
projeto para divulgação de artistas plásticos, expondo uma obra de cada por
mês. Juntamente com o novo layout, foram remodeladas outras Home Pages do
Grupo Auto-ajuda, incluindo o menu pop-up como padrão para a escolha dos
links. Contamos com mais de 2Mb de informação no Provedor.
SETEMBRO 1998
A logomarca maior deu espaço a um quadro de mensagens na tela de abertura.
Passamos a oferecer um serviço de lista de discussão sobre auto-ajuda e um
canal de bate-papo. O lançamento das home pages "Namoro ou Amizade?" e
"Pergunte a Quem Sabe" criaram mais duas portas de entrada, que levaram
ao maior pico de visitação até então: 4.200 por mês!
MAIO 1998
O menu agora está suspenso. A incorporação dos acessos das home
pages "Livro Livre" e "Ironias do Destino", duplicou as contribuições dos
leitores. A Home Page dispõe de mais espaço para os textos e para as novidades
de todos os meses.
MARÇO 1998
O visual foi priorizado com a supressão da divisão do menu, mas foram
incluídas mensagens de rodapé e músicas nas páginas principais. A home page
Auto-ajuda, já reconhecida como um ponto de referência da Internet brasileira,
manteve por muito tempo esta estrutura de navegação. O principal atrativo
agora eram as músicas clássicas nas páginas principais.
NOVEMBRO 1997
Um ano depois, as opções já podiam ser acessadas por um único índice no lado
esquerdo da Página principal. Isso graças à tecnologia de "frames". A Home
Page ficou muito mais leve, minimizando o tempo de carga inicial. Todas as
opções podiam ser visualizadas em um só lugar e estavam acessíveis de
qualquer Página. Nesta fase, as telas ganharam fundos coloridos.
NOVEMBRO 1996
No começo, uma longa Página principal com todas as opções. Foram 3 meses de
adaptação dos textos do livro "O Bê-a-bá do Bem Viver" para o formato da
Internet. Apesar de simples, a Home Page possuía uma carga bastante
pesada. Contudo, a programação visual foi considerada "razoável"
pela crítica da época.
|