Dieta Da Gordura
(envie o seu texto)

Nas edições de duas revistas de topo da 1ª semana de novembro de 1999, foram publicadas reportagens a respeito de dietas com pouco carboidrato e gordura liberada.

Cuidado, com determinadas pesquisas americanas, pois, apesar de ser um país onde mais se investe nisto, também as pessoas são livres para expressar opiniões ou seguir o que quizerem, desde que não prejudiquem o bem estar público.

No desespero ou busca desenfreada de uma forma mais perfeita, devemos estar atentos a tudo que aparece. Muitos cientistas querem seus minutos de fama e apelam pra tudo. Tanto que existe o prêmio Gnobel, para trabalhos que são uma verdadeira furada. Creio que a teoria da "gordura livre" para perda de peso deverá ganhar este também.

Veja por quê:

  1. Imaginando a disfunção hormonal ou fator psicológico (ansiedade, por exemplo) que tenham levado a pessoa a um descontrole de peso, com uma dieta destas iria extrapolar os limites do mesmo jeito. Qualquer forma, o gordo pode ter uma tendência a ser comedor compussivo

  2. O corpo precisa muito mais de carboidratos que gordura, pois, é daí que vem a energia imediata (dissacarídeos e monossacarídeos) para realizar funções desde banais, como digitar este texto, até subir uma escada. O excesso deste (como qualquer outro excesso que ingerimos) é transformado em reserva de energia, ou seja, a gordura. Sem esta energia imediata, o corpo pode ter um colapso, como uma hipoglicemia levando a um desmaio

  3. O aumento do consumo de gordura leva a um aumento das taxas de colesterol, triglicerídeos, entre outros e deixando a pessoa à mercê de infartos ou outros problemas do sistema circulatório pelo provável entupimento das artérias.

  4. A dieta não é infundada, mas ela dá crédito ao conceito de que não importa o quão podre esteja por dentro, o que importa é a aparência

  5. A melhor dieta é aquela equilibrada entre gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, água e carboidratos, acompanhada por exercícios físicos. Não só para queimar a gordura em excesso, como para revitalização dos órgãos. Pessoas que praticam atividades físicas têm menos ocorrências de prisão de ventre, assim como, aumenta a auto-estima e deminui o stress
Fico impressionado como se faz pesquisa de tudo para melhorar a forma, quando se é sabido que nenhuma é 100% perfeita se não houver acompanhamento de especialistas na área e atividades físicas.

Bastam 30 minutos diários de exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, cavalgar, bicicleta, ou outro de movimentos repetitivos), começando gradativamente (1 minuto a mais por dia, por exemplo) com 5 minutos até atingir os 30, 3 vezes na semana. Isso já resolve, e muito, o problema de peso e forma física.
 

Cláudio de Castro - Recife/PE
*Professor de Educação Física e Personal Trainer, trabalhando com reabilitação física (cardiopatas, diabéticos e afins)
http://www.geocities.com/cdcfit/

 

__________________________________________________________________________
www.auto-ajuda.recife.net * galves@nlink.com.br * (0xx81) 3428-2486 * ©gustavo arruda

Volta Página principal Imprime esta página